quarta-feira, agosto 29, 2007

Ilusão de Óptica ou Magnetismo?

Tem-se vindo a discutir qual a possível causa para ter a sensação que se está a subir a estrada com o carro parado, em ponto morto. Isto pode acontecer na estrada que vai em direcção ao cabo da Roca.

Ainda no outro dia lá estive, e fiz o teste. À vinda, parei o carro na estrada, a estrada tem uma inclinação suficiente para deixar descair o carro, mas não descaiu. Estava em ponto morto, paradinho e com a sensação de que o carro estava mesmo a subir.

Uns afirmam que é ilusão de óptica. Que tudo não passa de um truque para os olhos. Acho que sim. Faz sentido. Mas há um contra... o carro não desceu. O tempo que lá estive parado era o suficiente para o carro ter ido parar lá abaixo.

Outros afirmam que é magnetismo. Impossível. Para ser uma força tão grande que puxasse o carro, teria de magnetizar também as chaves de casa, etc...

É estranho. Mas tem de haver uma explicação para isto. Para mim a ideia é mesmo fazer o teste com qualquer coisa. Mais básico seria riscar a estrada com um giz, parar lá o carro e ver se haveria diferença...

O que acham?

13 comentários:

Anónimo disse...

Olha... Muito sinceramente não sei o que te dizer. Mas que se se tratasse de força magnética, teria que magnetizar também outras coisas, lá isso é verdade...
É mais um daqueles mistérios que a humanidade ainda não está pronta para desvendar mas que quando for desvendado, revolucionará para sempre as nossas vidas!
:p
Beijinhos!

bEtA disse...

olha, eu acho que vou experimentar fazer o teste :)

Cláudia disse...

Engraçado, eu tmb já fiz e tive mesmo a ideia que o carro tava a subir :)
Nem me lembrava que ficava nessa zona :)

(Parabéns..eheheheh)

Anónimo disse...

o magnetismo e os imans que se "colam" ao frigorifico sao sem duvida uma ilusao optica :)

Anónimo disse...

esqueci-me de referir que tales de mileto (grecia) e no seculo 16 em diante, incluindo os tugas, o magnetismo já era bem conhecido e usado pela humanidade!!heheheheh

Rosa disse...

E assim ao nível do álcool? Qual foi a quantidade que ingeriste antes de fazer essa experiência? :D

ManUel disse...

a menina rosa anda muito brincalhona :P vais lá e verificas que isso acontece mesmo :P

Manel disse...

Mija na estrada.
Para o lado que corre o mijo é o lado a descer.

Anónimo disse...

para kem nao acredita nesse tipo de estradas tem dir a braga ao bom jesus tem la uma rampa xama se rampa da raposa ,ke nao da a sensaçao ke sobe akilo sobe mesmo passo a explikar.a rampa so tem um sentido pos carros (desce)e se descerem ate ao fim da rampa pararem o karro desengatado com o motor ligado ou desligado ele anda sozinho para tras ou seja sobe a rampa de marxa atras tal e kual veridiko para kem tiver duvidas sobre a minha palavra va a youtube e poe bom jesus braga e depois prokure para la tem 2/3 videos dessa rampa.ilusao ou magnetismo?tb tenhu duvidas mas ke é estranho é :P

Anónimo disse...

vejam aqui um link com explicação e tudo sobre essa estrada do bom Jesus.

Anónimo disse...

esqueci-me de colocar o link :)

http://tsf.sapo.pt/blogs/fimdarua/default.aspx

Unknown disse...

Eu acho que não é magnetismo mas sim uma ilusão. Não a ilusão do carro se mexer porque ele realmente se mexe, mas a ilusão está na estrada que parece a descer mas na verdade é a subir :)

Unknown disse...

Eu acho que não é magnetismo mas sim uma ilusão. Não a ilusão do carro se mexer porque ele realmente se mexe, mas a ilusão está na estrada que parece a descer mas na verdade é a subir :)