quarta-feira, maio 17, 2006

Fato e Gravata

Não é todos os dias que ando de fato e gravata, o que se torna um pouco estranho quando tenho de me apresentar todo pipi. Pessoas que estão habituadas a ver-me "à paisana", vêem-me assim vestido, e sai logo uma quantidade de piropos e comentários à minha pessoa.

Já consegui notar diferenças no atendimento ao público, que em certos sítios se altera bastante. De uma cara carrancuda para uma figura à paisana para uma cara sorridente e cintilante para uma figura fardada com o belo fato.

Que código ético é este, que diferencia as pessoas pela maneira como se vestem? Se não tivermos aspecto de chungas, o tratamento deveria ser diferente? As pessoas que não seguem este código serão menos que os outros que o seguem?

Bem, mas como tou aqui para dar uma no cravo e outra na ferradura, no que toca a entrevistas de emprego compreendo perfeitamente que se tenha de ir assim vestido, até para causar boa impressão perante a pessoa que nos faz a entrevista. Notaria um certo desleixo na minha pessoa caso não me preocupasse com o facto de fazer uma entrevista.

Opinem aí, quero saber as vossas opiniões quanto ao uso do fato e em que circunstâncias deve ser utilizado, etc...

8 comentários:

JohnnyGil disse...

Pessoalmente, vejo a utilidade de se usar fato e gravata (ou qualquer coisa análoga, mais formal ou arranjada) quando é importante dar boa impressão e transmitir uma ideia de rigor, competência e brio. Entrevistas de emprego são um desses casos, bem como no relacionamento com clientes a certos níveis. Apresentações de produtos, por exemplo. Isto porque o ser humano cria de imediato alguma opinião ao ver uma pessoa. Faz parte da nossa natureza e acaba quase por ser uma necessidade, não queiramos nós ficar completamente desamparados em relação ao que se nos depara. É bom que se consiga corrigir essas primeiras impressões à medida que se obtém mais dados, mas há sempre qualquer coisa que resta.
Por outro lado, em relação ao atendimento, não sei em que situações te sucedeu, mas parece-me que tens direito a ser bem atendido quer estejas de fato, quer estejas de calções e t-shirt. Infelizmente todos sabemos que em muitos casos as pessoas que nos atendem parecem estar literalmente a fazer um favor. A imagem não torna um cliente melhor ou pior, mas na prática acaba por influenciar.

Asphodel disse...

Tambem acho que quando é preciso causarmos boa impressao, como no caso de entrevistas de emprego, é normal vestirmo-nos a altura lol Mas é normal em qq situação do dia-a-dia seres confrontado com reacções diferentes ao teu aspecto. Eu por ex. quando comecei com o estágio vi-me de certa forma obrigada a moderar a minha aparencia. Como deves saber eu tinha um aspecto algo excentrico lol e axei por bem apresentar-me de maneira mais "normal" para que ao menos nao fizessem mal juizo d mim á priori, e me dessem oportunidade de mostrar o q sou capaz. A minha orientadora por acaso é mt porreira nesse aspecto e nao liga nenhuma a essas coisas, mas há sempre outras pessoas com quem travamos conhecimento que têm a mente menos aberta, digamos. Eu em particular não ligo nenhuma a essas coisas e prefiro esperar que abram a boca e falem antes de fazer qq juizo d valor :p

Luis Carrilho disse...

eu andei de fato e gravata no meu emprego durante aproximandamente 1 mês. depois comecei a andar sem gravata e já deixava barba de 2 dias, para o estilo. quando entrei para o quadro da empresa deixei crescer alte barba à arabe e já andava de calças de ganga e tshirt. a maneira como me visto e a minha aparencia com ou sem barba nunca me descriminou no local de trabalho, porque o que conta é a responsabilidade e profissionalismo. fora do trabalho tive mais problemas ao andar com grande barba, principalmente em Istambul, mas isso são outras histórias

Anónimo disse...

Bem, eu acho q devia usar...proporciona aos seus admiraveis alunos momentos hilariantes. Fica cm um ar extremamente comico.
E qnt ao facto de nao saber fazer o no da gravata...acho melhor q aprenda pq maezinha nao dura pra sempre... ;D*

Anónimo disse...

oh stor... fica tão cómico de fato e gravata que devia levar na terça feira...é a sua última oportunidade de dar aulas à fantástica turma do 9ºB...LOL!! ganda stor!! =DD

Anónimo disse...

ai as fans que o "stor" (LOoOL) Manecas deve arranjar nesses dias de fato e gravata!!! LOoOL

Relativamente ao fato e gravata....não fazem o meu estilo tb mas pronto..Eu devo ser do contra por natureza!!!

E digo mais!!!! Foram raras as entrevistas onde fui toda composta! Tipo... se a pessoa se vestir com classe umas calças de ganga fazem milagres!!!! E dps o charme natural das pessoas ajuda smp!!! LOoOL
Mas falando sério.....às x nem é o fato que faz a diferença...Outras é o que faz TODA a diferença! Acho que depende do tipo de empresa e onde se tem a entrevista!

Bem... já divaguei demais!

Jinhuuu gandi po Dr Manel e vá... Por este comentário já estás em dívida!!!!

Brisa disse...

Pensa no fato-e-gravata como uma "capa" da tua personalidade. Quando conheces alguém, tens algum cuidado e reserva. Só com o tempo de vais deixando conhecer um pouco melhor. Assim é com a roupa, no caso das entrevistas, pois pretendes dar a conhecer apenas a tua parte mais formal. Com o tempo, a fatiota começa a ganhar cheiro a naftalina no roupeiro, não é?

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e