quarta-feira, maio 02, 2007

ó xôr Miguel.... ó fáxavore!!

Esteve em debate a lei do (não) fumador que deverá entrar em vigor no próximo ano.
Concordo com parte do que o Miguel Sousa Tavares disse ontem no jornal. Leiam tudo antes de mandar postas de pescada desnecessariamente :P

A comparação que ele faz, se depois de aplicada a lei, um fumador tiver de pagar multa (pesada) e um tipo que se droga com drogas brancas não paga nada (não sei se isto é verdade, mas se for é um pouco estúpido).
Ele diz também que restaurantes com mais de 100m2 são pouco mais de 5% em Portugal. Custa-me a acreditar que seja uma percentagem tão baixa. Pelo que ele conclui: os restaurantes proibem os fumadores (já cá volto).
Ele fala em discriminação do fumador. Ele fala em monóxido de carbono que é libertado dos tubos de escape que fazem pior ao pulmão. Ele fala em ter o direito em fazer o que bem entende e em respeito pelo fumador que no fundo é uma pessoa como as outras.

Ora ele tem razão. Mas esquece-se que está em causa a saúde das outras pessoas. Num restaurante se ele quiser puxar de um cigarro, vai estar a satisfazer o seu direito de fumar e de dar prazer a si próprio. Mas e as pessoas que estão a comer e a levar com o fumo? As pessoas que não fumam não querem levar com fumo e não têm culpa. Toda a gente pode estar no restaurante. Querem fumar? Vão lá fora.

Eu sinceramente, para fumador que sou, tento respeitar minimamente as pessoas e o meio onde me enquadro. Há pessoas a quem o fumo incomoda mesmo, e eu tento ao máximo não as incomodar.

Eu estou de acordo com esta proibição que já está em vigor noutros países. Acho bem que proibam. Também sei que é bom chegar a casa de uma noitada e não ter a roupa a tresandar a tabaco. Agora não acho bem é que ponham as multas tão altas, chega a ser ridículo.

8 comentários:

prl disse...

Claro que respeitas minimanente! Mesmo quando me sopras o fumo para cima! >:(

Quanto às multas.. deviam ser mais altas ainda.. o tabaco é o principal responsável nas mortes de cancro em Portugal.. mesmo em fumadores passivos!

ManUel disse...

mas tu costumas merecer esse fumo ahahahah :P se parares com as bolinhas de verme eu páro com as bolinhas de fumo :P

bEtA disse...

Esse gajo é um anormal. Fala de direitos e nem sabe o que é isso.
O direito subjuga o proveito próprio quando o direito colectivo é posto em causa. E isto não é excepção.
Não sou fumadora e não gosto de "levar" com fumo dos outros. Querem fumar? Força. Desde que isso não me incomode enquanto tomo a minha refeição..

prl disse...

Manel, mas as bolinhas de papel não te vão fazer cancro :P

Anónimo disse...

LOoOL
Essas comnparações nem parecem vindas de uma pessoa, que considero inteligente, como tu!!! Se a pessoa se droga o problema é dela! Não anda a espetar a agulha em ninguém e a drogar as pessoas alheias!
*Ninhas*

Anónimo disse...

Ah!
Vá lá.....Pelo menos concordas q os outros não têm de levar com o fumo de quem quer que seja! LOoOL
*Ninhas*

Anónimo disse...

Mandei postas de pescada desnecessáriamente!
Mas ñ faz mal.....
Pelo menos não digo que o estádio tá cheio looooool

ManUel disse...

PRL: depois disso tenho tido mais cuidado!!! :P

beta: eu ate acho que ele fala bem e diz coisas acertadas, mas quando sao coisas que lhe tocam no intimo parece que dispara para todos os lados disparatadamente.

ninhas: ai as postas de pescada :P