quinta-feira, julho 02, 2009

Os Smileys :-)

Estive a ler no conforto da minha toilette a Revista Única do jornal Expresso, e encontrei lá um artigo bastante interessante que me prendeu logo a atenção.

Foi escrito pelo Luís Pedro Nunes e fala sobre a necessidade que temos, neste mundo da internet, de usar um smiley para acentuarmos o tom com que dizemos as coisas. Podem ler o artigo todo aqui.

Passo a citar um excerto do artigo dele:
"Um smiley no fim da frase, seja na forma de sorriso largo, carinha triste, piscar de olho ou língua de fora salivante reduz-nos a simplórios numa creche civilizacional em que babamos no teclado e temos de explicar que estamos na brincaderinha: "Essa roupa fica-te horrível :-P" É assim como aqueles que fazem aspas com os dedos. Nada de estados de alma complexos nem - oh lá lá - à sofisticação de uma leitura nas entrelinhas."


Estou de acordo com o que ele diz. De facto faz tudo sentido. Mas por outro lado sinto a necessidade de o fazer, pois não estou frente-a-frente com a pessoa e ela tem de sentir que estou a transmitir emoções ao estar a falar com ela. Podemos falar em letras garrafais para mandar vir. Mas não chega. São muitas emoções que tentamos passar. Os smileys ajudam.

Vocês também fazem isso? Ou seja, usam smileys no final de cada frase para exprimirem o tom com que querem dizer as coisas?

Há necessidade de o fazer para o caso de estarem a falar com uma pessoa de longa data e já a conhecerem de ginjeira?

Fartei-me de rir (não tem piada de nenhuma pois qualquer dia é verdade ahahah) com o seguinte trecho:

"É que mais uns tempos e os smileys terão tomado a escrita mainstream de jornais ou o rodapé dos noticiários - "Forte queda nas Bolsas :-( " - sem os quais já não teremos capacidade para entender se o enunciado anterior é positivo ou negativo."


Qualquer dia não se admirem de ver smileys nos jornais :P

10 comentários:

Tudo de mim. Ou quase. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tudo de mim. Ou quase. disse...

Pois, Manel, acho que tenho que concordar com o artigo referido...
Eu também vou usando smileys, não tanto como tu, é verdade!
Acho que os usamos, a maioria das vezes, porque receamos que os outros não percebam o nosso estado de espírito. Ou para nos sentirmos mais próximos, como que na mesma sintonia. Ou então como forma de imitação. Se estivermos a "falar" com uma pessoa que use smileys, acabamos por usá-los também, ainda que, de uma forma inconsciente. É o efeito espelho.
Mas se as pessoas tiverem alguma perspicácia, os smileys acabam por não ser necessários. E se ficarmos na dúvida (durante a conversa) também não há problema. Isso resolve-se com mais palavras. Prefiro a estimulação intelectual, as "guerras" de palavras sem smileys, oh se prefiro!

Abobrinha disse...

Aha! Mais um que usa o trono para ler!

Os smileys, esses desconhecidos! Ola, pior mesmo é pessoal que em vez de se rir diz "lol"!

Tenho que confessar que uso os smileys porque numa conversa no gtalk, por exemplo, podemos estar no gozo e parecer sérios. É como abreviar o "e ela disse com ar de gozo".

Nas notícias... não chega os trejeitinhos do José Rodrigues dos Santos? Muito mais expressivo que smileys!

Anónimo disse...

Muito fixe. Qualquer dia apenas grunhimos, na oralidade ;)

Eu Mesma! disse...

Eu faço imensos smileys...

para mim é uma forma de demonstrar o que sinto sem falar....

Luis Carrilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Carrilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Carrilho disse...

depois de se adicionar palavras como "fixe" e outras ao dicionario, qualquer dia adiciona-se a linguagem dos putos nos telemoveis e internet...quem sabe também os smileys

mas é curioso que há uns anos atrás ia para zurique e na auto-estrada havia obras. no inicio das obras havia um smiley gigante num placar :( ....no fim das obras um smiley gigante num placar :)

.|. :p

ManUel disse...

beta: eu nao disse que não concordava. O que disse foi que eu costumo fazê-lo bastantes vezes :)

abobrinha: oh se uso. é uma seca estar a olhar para a parede enquanto se está a obrar.
É para isso que uso os smileys, estar no gozo a parecer sério.

Eu mesma: tbm eu os uso :P

caramelos: ouve até na assembleia já fazem smileys com corninhos :P ahahahahahahahahahahahah

Cor do Sol disse...

Também vou usando por essa mesma razao que enunciaste. Não estou frente a frente com a pessoa e como gosto muito de ironia os sorrisitos ajudam.